Vintage 2

segunda-feira, 18 de março de 2013

O que aprendemos com a história de Adão e Eva que deve ser aplicado em nosso casamento - Extraído #81


Link:



Adão e Eva são os personagens mais incompreendidos no mundo religioso. São injustamente acusados de trazerem desolação à humanidade. Poucos compreendem a natureza de suas atitudes e o quanto beneficiaram a humanidade.

Vejamos que lições a história do primeiro casal nos ensina e como aplicar essas lições ao nosso próprio casamento:

1) “Não é bom que o homem esteja só, disse o Senhor, e acrescentou: “far-lhe-ei uma adjuntora idônea para ele[Adão].” 
Gênesis 2:18. É uma grande lição a respeito do que o Senhor espera dos homens e mulheres – que constituam famílias.
Podemos tirar outras lições dessa passagem bíblica. Não é bom que o homem se comporte como se estivesse só, tomando decisões sem consultar sua mulher, ignorando sua opinião ou seus sentimentos, flertando com outras mulheres ou tendo outro comportamento de solteiro. O mesmo se aplica às mulheres.

2) A costela de Adão. Lemos que Deus fez a mulher a partir da costela de Adão. Não importa se isso foi uma simbologia ou não, mas temos uma grande lição para aprender com isso. 
David O. McKay disse: “A mulher foi feita da costela do homem para caminhar ao seu lado, não de sua cabeça para ser superior a ele, nem de seus pés para ser pisada por ele, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.”

Adão compreendia a santidade da mulher. Ele disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne. 
Gênesis 2:23.

3) Apegar-se à mulher. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” 
Gênesis 2:24. Uma pessoa casada deve ter seu cônjuge como companheiro, confidente e melhor amigo. Claro que os pais farão parte da história do casal. Mas a mulher ou o marido deve ser a pessoa mais importante na vida de seu cônjuge.

4) Transgressão necessária. Quando Deus colocou o casal no jardim do Éden, ele deu a seguinte advertência:“De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” 
Gênesis 2:16-17. “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:6.

Eva sabia que teria mais entendimento se comesse o fruto. Ela comeu-o. Ela sabia que seria expulsa do Éden e separada de seu marido. Adão decidiu acompanhá-la e também comeu. “E Adão não foi enganado.” 
1 Timóteo 2:14. Como seriam uma só carne se não estivessem mais juntos? Como teriam filhos? Como se aperfeiçoariam se continuassem em estado de inocência no Éden? Sendo assim, a transgressão foi um passo importante para o progresso não só do casal, mas de toda a humanidade.

5) Multiplicar-se e encher a terra. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” 
Gênesis 1:27-28. Como Adão e Eva teriam filhos no Jardim do Éden? Seus corpos não eram mortais, como poderiam, então, gerar vida mortal?
Adão e Eva trouxeram a morte e o pecado para a terra após comer o fruto. “(...)todos morrem em Adão”. 
1 Coríntios 15:22. Como mortais eles poderiam cumprir a lei principal, tão necessária para que o Plano de Salvação fosse avante: ter filhos. 

O mandamento dado a Adão e Eva ainda está em vigor. De todo o casal legitimamente casado é esperado que traga, com responsabilidade, filhos ao mundo, cumprindo, assim, o mandamento dado ao primeiro casal.

6) A importância do trabalho. Quando morava no Éden, Adão cultivava um jardim que já tinha sido plantado. “E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida.” 
Gênesis 2:9; “(...)pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15. Adão trabalhava no Éden, mas precisou trabalhar mais arduamente quando foi expulso do jardim. “No suor do teu rosto comerás o teu pão”. Gênesis 3:19.

O Senhor espera que cada homem trabalhe honestamente para o seu sustento e o de sua família. “Nasce o sol (...) Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde.” 
Salmos 104:22-23.

A transgressão de Adão e Eva beneficiou extremamente a humanidade. Graças à atitude corajosa de Eva e de Adão, eles puderam ter filhos. Eles exerceram o direito de escolha que lhes foi dado no Éden “De toda a árvore comerás livremente” 
Gên. 2:16. E nós também somos beneficiados com essa liberdade.

Deus sabia de tudo o que aconteceria. Ele enganou Lúcifer, que tentou Eva pensando estar frustrando o Plano de Deus. Mas ele só contribuiu para que tudo acontecesse exatamente como previsto. Deus proporcionou um meio para que o pecado da humanidade fosse perdoado e ela fosse resgatada da morte. “Assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo,” 
I Cor. 15:22.

Os ensinamentos extraídos da história de Adão e Eva são aplicáveis em qualquer época. O casamento é, e sempre foi, a mais importante instituição de qualquer sociedade. Ainda não é bom que o homem esteja só. Como marido ou mulher, precisamos estar ciente de nossas responsabilidades de amar nosso cônjuge, considerá-lo acima de qualquer outra pessoa, de trazer filhos ao mundo e trabalhar para o sustento da família. Adão e Eva cumpriram suas responsabilidades. Precisamos cumprir a nossa.

Queridos que seja útil para tua vida e minha vida este maravilhoso texto, amém!

Fique na Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário